Doutor em Medicina pela Universidade de Medicina e Técnicas Médicas de Nantes (França), diplomado em Patologia Tropical (IMT-Anvers) e Naturoterapia (Uni. Paris XIII).
Depois de uma primeira experiência em África em projetos de saúde da Cooperação Técnica Belga e da Associação "Irmãos dos Homens", ele chegou ao Peru (1980-1983) para liderar o Hospital de Lampa (Puno) como chefe de missão dos "Médicos Sem Fronteiras”.
Esta experiência despertou o seu interesse nos sistemas e práticas da medicina tradicional do Peru, cuja eficácia é clinicamente comprovada dia após dia. Esta orientação é então consolidada (1984-1985) quando assume outras missões médicas para ONGs em países da Ásia e África. Ele decidiu estudar esses recursos ancestrais na saúde primária a partir de 1986 como investigador associado do Instituto Francês de Estudos Andinos (IFEA). Ele então passou a praticar através de longos anos de aprendizagem com médicos tradicionais em diferentes regiões da Amazônia peruana.
Em 1992, fundou o Centro Takiwasi onde é praticada uma medicina intercultural, nutrida pelos conhecimentos tradicionais e modernos. Entre 1996 e 2001 foi especialista no Instituto Nacional de Medicina Tradicional do Peru, onde desempenhou tarefas como diretor da região de San Martín. Pelas suas investigações foi nomeado membro honorário da Associação de Psicólogos do Peru e Professor extraordinário da Universidade Científica do Sul (Lima). Ele faz parte do Conselho do Departamento de Psiquiatria Transcultural da Associação Psiquiátrica Peruana e foi eleito como Fellow da Fundação Ashoka em reconhecimento do seu trabalho esperançoso como um "empreendedor social". É membro honorário do Colégio de Psicólogos do Peru (2005) e membro associado da Associação dos Psicanalistas Europeus (2014). Foi co-fundador (1986), vice-presidente (1986-1989) e presidente (2012-2016) do Conselho Interamericano Sobre a Espiritualidade Indígena (CISEI). Mais informação
Psicólogo formado pela Universidade San Martín de Porres (Lima). Pós-graduado em Gestão e Direcção de Centros de Reabilitação de Toxicodependentes pela Daytop International e em Toxicodependências Medicamentosas pela Universidade Inca Garcilas de la Vega.
Ele compartilha o seu tempo entre a administração como Diretor do Centro Takiwasi, onde trabalha desde 1994 e o cuidado em psicoterapia e com recursos de medicamentos tradicionais amazônicos aos residentes do Centro. Lecionou o curso de Farmacopendência na Universidade César Vallejo (sede de Tarapoto). Ele representa Takiwasi na Federação Latino-americana de Comunidades Terapêuticas. Ele realiza regularmente palestras em universidades e eventos nacionais e internacionais sobre a medicina tradicional amazônica e tratamento de vícios.
Médica cirurgiã formada pela Universidade Cayetano Heredia (Lima). Estudos de pós-graduação em Epidemiologia (Uni. Ricardo Palma), em Gestão de Serviços de Saúde (Uni. Ricardo Palma) e em Medicina Natural e Alternativa (Instituto FIDE). Mestrado em Saúde Pública, menção em Epidemiologia, (Universidade Nacional de San Martín, Tarapoto).
Começou a estudar e praticar as medicinas tradicionais amazônicas em 1986. Destaca-se por suas importantes atividades no campo sócio-médico: ex-Coordenadora do Fórum Regional de Saúde de San Martín da mesa de trabalho "Medicina Tradicional e Interculturalidade " e no Fórum Nacional de Saúde da mesa "Medicina Tradicional". Foi Reitora da Faculdade de Medicina da Região de San Martín (2008-2009) . Dirige o Centro Médico privado "Sagrada Família" na cidade de Tarapoto.
Defende a importância e a urgência de preservar e integrar a Medicina Tradicional no sistema de saúde oficial, com uma abordagem de respeito intercultural. É autora de inúmeras publicações, incluindo a primeira investigação sobre o tratamento de viciados no Centro Takiwasi e o relatório por meio do qual a Ayahuasca foi declarada Património Cultural da Nação pelo Ministério da Cultura do Peru. Participou em numerosos congressos a nível nacional e internacional. Mais informação
Psicoterapeuta francesa, diplomada em educação especializada (Lille 1977), Formação específica na área de abusos sexuais (Paris,1997), Formação e acompanhamento de pessoas no final de vida (Nantes, 1990), Formada em psicoterapia (Psicossíntese, Paris 2000).
Trabalhou em França de 1977 a 2003 em várias instituições de assistência a adultos deficientes, crianças e adolescentes com problemas psicológicos, especialmente abusados sexualmente, e no campo psicoterapêutico. De 2003 a 2010 ela assumiu o papel de psicoterapeuta no Centro Takiwasi (Peru) para acompanhar os pacientes residentes com problemas de uso de drogas, e como assistente nos seminários de evolução pessoal. Ao mesmo tempo, ela aprendeu o uso da medicina tradicional amazônica.
De 2010 a 2014 trabalhou em Buenos Aires (Argentina) como assistente terapêutica no Centro Runa Wasi para pacientes viciados e com outros problemas psicológicos, retornando a Takiwasi a cada 2 meses para apoiar nos seminários de evolução pessoal. Desde Março de 2014 retornou a tempo integral para Takiwasi, acompanhando pacientes residentes e seminários de língua francesa.
Psicólogo colombiano egresado de la universidad de La Sabana, Colombia. Se ha formado como terapeuta de bioenergía (Instituto Berkana, Bogotá, Colombia) y como instructor de Qi Gong (asociación Kai Men K.F., Buenos Aires, Argentina).
Como psicólogo clínico trabaja desde el año 2003 en diversos ámbitos que incluyen instituciones privadas y públicas desempeñándose en psicoterapia individual, familiar y grupal desde una perspectiva integradora con énfasis en los aportes del enfoque centrado en la persona y el abordaje jungiano. Cuenta con experiencia laboral en centros de rehabilitación de toxicómanos en Colombia, Argentina y Perú. Inició su proceso con plantas medicinales maestras hace 10 años y continúa trabajando en la articulación de los aportes de la psicoterapia con los aportes propios de las plantas maestras. Actualmente trabaja como coordinador terapéutico en Takiwasi.
Licenciatura em Psicologia com Doutoramento em Psicologia Clínica pela Universidade de Palacky, Olomouc, República Checa.
Ela formou-se como terapeuta em análise junguiana (Associação CSAP, República Checa, reconhecida pela IAAP), uma abordagem que ela também aplica na sua prática clínica. Investigadora na área da medicina tradicional do Peru e suas possibilidades de aplicação em psicoterapia. Sobre o assunto, ela escreveu um livro e vários artigos. Atualmente trabalha como psicóloga em Takiwasi.
Psicólogo pela Faculdade de Estudos Superiores Iztacala da Universidade Nacional Autônoma do México.
Tanatologista clínico pela Associação Mexicana de Tanatologia, A.C.; Diploma em logoterapia pela Casa de Estudos Viktor Frankl, A.C.; Acupuntura e Massagem pelo Centro de Estudos e Cuidados Psicológicos, A.C.; Psicoterapeuta Existencial e formação em Gestão de Grupos pelo Círculo de Estudos em Terapia Existencial, A.C.; Especialista em Gestão de Grupos pela COLABORARE, Comunidade em Gestão de Grupo, S.C.; palestrante em temas relacionados com a saúde, autocuidado, cuidados paliativos, tanatologia e questões existenciais. Ele pratica meditação Zen segundo a escola Rinzai há 9 anos no Zendo Teotihuacan, México.
Licenciatura em psicologia pela UPV (Universidade do País Basco), Espanha. Mestrado em psicologia clínica (AEPCCC), pós-graduação em terapia Gestalt (Asociación Bidean, Espanha).
Especialização em terapia Gestalt no PGI (Pacific Gestalt Institute, California, EUA). Especialização em Gestalt e vícios (Associação APHIN A.C. México). Docente em Programas de formação de terapia Gestalt. Formado em teatro, música, arteterapia e psicodrama. Como terapeuta, a sua prática clínica está ligada ao trabalho em toxicodependências na comunidade desde 2009 em diferentes comunidades de Espanha. A sua prática privada esteve ligada à clínica, realizando trabalho de terapia individual, familiar, de casal e de grupo. Neste momento tem interesse na articulação do trabalho da medicina tradicional com a psicoterapia.
Técnico de enfermagem e etnobotânico empírico. Trabalha como terapeuta ocupacional no Centro Takiwasi.
A sua função é fundamental para o Centro, pois, além de acompanhar os pacientes no seu trabalho diário, é responsável por preparar as plantas de purga e dieta utilizadas no tratamento.
Psicóloga formada pela Universidade San Martín de Porres. O seu interesse no trabalho com crianças e na psicologia infantil e do adolescente levou-a a trabalhar como docente e professora particular.
No Centro Takiwasi desenvolve oficinas de biodança com músicas de todo o mundo. Essa técnica psicocorporal promove o relaxamento, o "sentir" com o corpo e o afloramento de emoções reprimidas numa perspectiva terapêutica.
Professsor de educação física e Terapeuta Ocupacional no Centro Takiwasi. Realiza workshops de fisioterapia e dança em diferentes instituições e escolas.
Trabalhou no Projecto Prevenção do Abuso de Drogas e Alcoolismo de DEVIDA (2004-2005). Animador infantil (1999-2011). Professor de Educação Física I.E.I. 303 (1999-2009). Ele fez os Cursos Básico e Intermédio de Treinadores de Voleibol "Seed BCP - The Trade" com o antigo treinador da seleção nacional de voleibol. Também é membro da organização BCC (Bossa Cofee Club) para eventos gerais na cidade de Tarapoto.
Coordenador da área de terapia ocupacional no Centro Takiwasi. Oferece workshops de Aikido.
Desde 2003 pratica aikido, grau: Shodan pelo Aikikai do Japão; Nidan : Associação espanhola de aikido clássico. Ele trabalhou como técnico educacional num centro semiaberto para crianças com transtorno comportamental em Espanha. Foi professor de aikido no dojo Sangenkan,Torrejón de Ardoz.
Bacharel em Psicologia Humana, Universidade Alas Peruanas, Peru. Formação em Psicoterapia Integrativa.
Profissional com ampla experiência de trabalho em atividade privada, dedicada nos últimos anos ao trabalho social a nível regional, em temas relacionados ao estudo, gestão, organização, capacitação, facilitação de processos sociais, com ênfase na área produtiva e de gestão ambiental. Proativo e empático, conhecedor das idiossincrasias do aldeão rural amazônico. Possui grau de Bacharel em psicologia humana e está a realizar uma formação em Psicoterapia Integrativa.
Nativo da comunidade indígena Quechua-lamista Santa Cruz, distrito de San José de Sisa. Curandeiro asistente no Centro Takiwasi.
Recebeu uma herança de curador do seu bisavô, um curandeiro indígena, consolidou-a na comunidade de Chazuta e pratica desde 2010 no Centro Takiwasi. Coordenador da área da Reserva Botânica de Takiwasi.
Originário da comunidade de Chazuta. Tem um conhecimento profundo do mundo das plantas devido a uma herança familiar.
Encarregado de preparar as plantas de dieta e a ayahuasca. Apoia processos terapêuticos na condição de retiro-isolamento realizados na Reserva Botânica de Takiwasi. Trabalha no Centro desde 1998.
Especialista empírico conhecedor das plantas e suas propriedades. Encarregado de preparar os perfumes usados nas “sopladas”.
Realiza banhos de plantas para pacientes e visitantes. É responsável pela manutenção do jardim botânico e pelas visitas guiadas para os visitantes.
Sacerdote diocesano del seminario de Jaén, está vinculado a la prelatura de Moyobamba. Es además capellán de las fuerzas armadas en la Región San Martín.
Tiene una larga trayectoria de pastoral social en contextos difíciles como fue en la época del terrorismo. Asumió en el 2003, por mandato de su obispo, la función pastoral de acompañamiento espiritual. Participa activamente de los procesos de evolución psicoterapéutica en sesiones de plantas y ofrece talleres de promoción de valores. Takiwasi es una ONG aconfesional que sin embargo considera fundamental ampliar la superación de problemas psico-emocionales mediante la apertura a una dimensión espiritual. El contexto religioso mayoritario del Perú es cristiano. Por ello asume un servicio litúrgico en la capilla de Takiwasi y un servicio de dirección espiritual cristiana para las personas y pacientes que lo soliciten libremente.
Graduação em Psicologia, Universidade César Vallejo, Tarapoto, Peru. Especializando-se na abordagem terapêutica a adolescentes a partir da abordagem Gestalt e com formação em prevenção da dependência de drogas e outros riscos sociais na atenção básica à saúde, DEVIDA.
Membro da equipe terapéutica de Takiwasi, acompanhamento no processo de reabilitação de pacientes residentes e nas atividades de ergoterapia.
Graduada em Enfermagem pela Universidad de los Andes ULA-Venezuela, com pós-graduação em Saúde Mental, formaçao en Psicoterapia Gestalt no Gestalt Territory Institute-Venezuela. Com estudos de Teologia em Universidad Javeriana-Bogotá. Com 14 anos de experiência na abordagem terapêutica de dependências em comunidades terapêuticas mistas, tanto na Colômbia quanto na Venezuela.
Graduação em Psicologia, Universidade César Vallejo, Tarapoto, Peru. Formação em tratamento da toxicodependência pelo DEVIDA e formação como arteterapeuta pelo Centro de Arteterapia e Gestalt do Peru.
É responsável pela Área de Sistematização, Compilação, Armazenamento e Gestão da Informação Terapêutica e Clínica do Centro Takiwasi – Sistema Plus. Como integrante da equipe terapêutica, acompanha os pacientes nas atividades diárias e como facilitadora de oficinas de manejo psicoemocional.
Miembro del equipo terapéutico.
Cirurgião formada pela Universidade Nacional Experimental de Los Llanos, Venezuela, com especialização em Medicina Interna. Experiência de 12 anos no tratamento de pacientes com doenças crônicas não infecciosas.