Princípios Básicos

  • Takiwasi é uma Comunidade Terapêutica aberta, isto significa que as portas do Centro estão sempre abertas. Nenhum paciente é internado nem retido contra a sua vontade, mas os que decidem entrar e permanecer devem respeitar as normas básicas de funcionamento e convivência indicadas no Compromisso de Internamento, o qual tem de ser enviado antes da chegada a Takiwasi, o que significa aceitação das condições do tratamento.
  • Em Takiwasi não há meios de pressão ou violência para continuar o tratamento. Isso significa que o paciente que entra em nosso Centro deve estar realmente motivado para a cura.
  • São respeitados os direitos humanos, assim como a liberdade de culto religioso. Nenhum paciente é internado nem retido contra a sua vontade.
  • Nos três primeiros meses, não haverá nenhum contacto com os familiares. O paciente necessita de um tempo de isolamento de todo o contacto exterior para a reflexão e tomada de consciência dos seus atos passados. Corresponde a uma etapa de "desmame" tanto do núcleo familiar como da droga. Contudo, os familiares poderão entrar em contacto com o psicólogo atribuído de acordo com o cronograma.
  • A equipa terapêutica é composta por médicos, psicólogos, curandeiros, educadores, assim como etnobotânicos empíricos. É tradição no Centro que todos os terapeutas passem por um processo de iniciação e auto-experimentação com medicina tradicional amazónica. Deste modo, assegura-se uma boa relação empática e de acompanhamento no processo do paciente residente.
  • As atividades terapêuticas são sempre dirigidas por profissionais. Os pacientes não são classificados por antiguidade. Nenhum paciente é responsável pelo cuidado de outrem ou pelo direcionamento das atividades terapêuticas.
  • A alimentação forma parte do tratamento. O uso tradicional das plantas requer sempre uma dieta alimentar, ou seja, uma abstinência de certos alimentos e substâncias, assim como também de contacto sexual e masturbação. A dieta alimentar é controlada, evitando fritos, condimentos, café, produtos lácteos, açúcar e sal em excesso, etc. Para além disso, durante o tratamento não é permitido fumar.
  • A utilização de medicamentos alopáticos está restringida apenas a casos de urgência.
  • Em todas as fases do tratamento, a dimensão espiritual é considerada um aspecto de grande importância a contemplar para uma cura integral e mudança de vida. Tem como objetivo conscientizar e considerar o respeito à natureza, à vida e ao sagrado, dimensões esquecidas pelo caminho errante da drogadição.
  • Em Takiwasi existem práticas religiosas católicas cristãs, como a celebração da missa e outras. Os pacientes residentes podem participar voluntariamente. Outras manifestações religiosas ou espirituais são respeitadas e serão buscados espaços para sua prática adequada.
  • O trabalho diário nas diferentes áreas, como padaria, cozinha, limpeza de casa e jardim, etc., constitui parte do tratamento e uma forma de retribuição pessoal do paciente ao centro.

Formulário de contato

×