O Centro Takiwasi pode receber numa base limitada voluntários de diferentes nacionalidades e disciplinas. Takiwasi dará prioridade somente àqueles que oferecem um serviço específico ao centro e que respondem ao nosso interesse e às necessidades internas particulares e de acordo com certas condições.
Deve-se lembrar que Takiwasi é uma associação civil sem fins lucrativos, com um orçamento econômico anual limitado e auto-gerado, não possui subsídio do governo, apenas recebe doações de fundações e pessoas.
A renda gerada por meio das atividades terapêuticas que envolvem a tomada de plantas e a prestação de serviços permitem a criação de recursos para financiar o tratamento de pacientes dependentes de drogas com recursos econômicos limitados e realizar outras atividades de alcance social em benefício da população.
A presença no Centro, em contato com pacientes com forte vício em drogas, implica regras específicas de Conduta aqui indicadas. A estas regras gerais devemos acrescentar o seguinte:
É possível desenvolver o serviço voluntário em uma das seguintes áreas:
O voluntariado não inclui a toma de plantas medicinais amazônicas no Centro Takiwasi. Se uma pessoa está interessada em participar no processo de toma de plantas, tem de realizar o processo de inscrição nos Retiros/Dietas que é independente da inscrição para o voluntariado. Isto tem de ser feito ao mesmo tempo, mas para além do pedido de voluntariado. Não se pode incorporar, durante o voluntariado em Takiwasi, tomas de plantas não planeadas. A ingestão de plantas implica necessariamente um acompanhamento psicoterapêutico concomitante. Em caso de aceitação, serão determinadas as modalidades e os custos da terapia com plantas. Não há troca de serviços voluntários com tomas de plantas.
No caso de estágio profissional ou pesquisa, a pessoa interessada registra sua estadia em um processo de treinamento pessoal. Eles terão acesso aos serviços da Takiwasi, tirando dessa experiência um benefício pessoal em sua dimensão profissional. Nesse caso, o estagiário deve considerar pagar uma quantia mensal pelo uso dos serviços do Takiwasi. Isso é separado da ingestão de plantas e acompanhamento terapêutico no caso de se realizar um processo pessoal desse tipo. Na fase de negociação, será alcançado um acordo com a parte interessada sobre a contribuição financeira mínima a ser paga à instituição com base em suas possibilidades pessoais.
- Terapia
Nesse caso, será dada preferência a estudantes de psicologia ou com treinamento em saúde mental que tenham o apoio de uma instituição acadêmica de origem por meio de um contrato assinado com Takiwasi, e profissionais com experiência no tratamento de dependências. É essencial falar um espanhol básico para poder fazer estágio nesta área.
- Pesquisa
Pesquisadores interessados em estudar o modelo terapêutico de Takiwasi devem mostrar uma disposição positiva em relação as medicinas tradicionais e uma abertura sincera às práticas terapêuticas empregadas, especialmente no que diz respeito ao contexto energético / espiritual. Outros requisitos, incluindo um acordo interinstitucional e o requisito de revisão prévia e / ou co-autoria para a publicação dos resultados da pesquisa, serão indicados durante a fase de negociação.
Quem deseja desenvolver um projeto de pesquisa no Centro Takiwasi deve levar em consideração as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Institucional de Revisão de Pesquisa estabelecido por meio do Memorando Múltiplo Nº001-2021-TAKIWASI/PE, que garante os padrões éticos para pesquisas envolvendo seres humanos.
- Outras disciplinas
Estágios em outras disciplinas (botânica, desenvolvimento sustentável, ecologia e meio ambiente, saúde pública etc.) podem ser considerados enquanto o Centro Takiwasi considere conveniente.
Para mais informações e para candidatar-se a um voluntariado ou estágio, escreva para: jaime_torres@takiwasi.com
O Centro Takiwasi convoca jovens de uma especialidade relacionada à saúde mental, psicologia, assistência social, sociologia e antropologia, para ocupar o cargo de estagiário na área de registro, sistematização e gestão da informação clínica da instituição - Sistema Plus .
Pessoas interessadas podem nos contatar das seguintes maneiras:
E-mail: proyectoplus@takiwasi.org
Telefone: +51 942023915
Takiwasi é um centro de pesquisa multidisciplinar baseado na integração da medicina tradicional da Amazônia com a biomedicina e a psicoterapia moderna. Em virtude disso, são promovidos perfis de pesquisadores especializados, principalmente nas seguintes disciplinas: medicina complementar e alternativa / etnobotânica e etnomedicina / análise de dados clínicos / psicoterapia.
Pessoas interessadas podem entrar em contato com Matteo Politi, diretor científico do Centro Takiwasi.
E-mail: matteo.politi@takiwasi.com
Telefone: +51 942023915
Pessoas sem experiência prévia, particularmente jovens sem treinamento ou habilidades específicas necessárias ao Centro, têm poucas chances de poder entrar em Takiwasi de uma maneira útil e proveitosa. Nesse caso, recomendamos consultar os seguintes links de ONGs que realizam sua missão no Peru e receber solicitações de voluntários:
Ong de Tarapoto dedicado à pesquisa, desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.
Contatos: Ing. Daniel Vecco - urkue@yahoo.es
Centro Indígena de Apoio para Crianças Órfãs e Abandonadas.
Contatos: José Yaun Petsa jyaunpetsa@yahoo.es +51 942091420
ONG especializada em trabalho voluntário no Peru com um arquivo de associações sem fins lucrativos recebendo voluntários.
Contatos: Jaime Ulloa - jaime@trabajovoluntario.org
Contatos: Joaquin Leguia - info@aniaorg.pe
Contatos: P. Omar Sánchez - contactenos@ciudaddelosninos.com.pe
Rede global latino-americana de voluntários para um mundo melhor.
Contatos: (54-11) 5217-7689/90 | int. 111
Contatos: Miguel Rodríguez
Tél.: 997210228 / 5500372
Plataforma que une voluntários e ONGs em todo o mundo
Contatos: community@givingway.com
Plataforma que permite aos viajantes visitar ONGs em todo o mundo
Contatos: hello@visit.org