Galeria de vídeos

Medicina tradicional amazônica pela saúde integral do Ocidente - Novembro 2023

Entrevista com Rosendo Gualima Padilla, indígena boliviano com estudos em filosofia, teologia, pedagogia e antropologia. Nascido no meio da selva amazônica boliviana, Rosendo Gualima foi ordenado sacerdote católico e enviado como missionário à selva peruana com os Ashéninka. Ele passou dez anos com eles e lá redescobriu sua alma indígena e sua filiação familiar curandeira. É amigo de Takiwasi, onde reside desde 2019. Rosendo representa na sua pessoa a síntese do mundo indígena e da fé cristã, embora esta feliz articulação tenha sido percebida por alguns dos seus superiores como algo inadequado ou contraditório. Numa entrevista de rádio sobre uma recente viagem à Espanha, ele conta em voz lenta o seu itinerário pessoal e as reflexões que surgiram da sua experiência de vida particular. Uma lição de vida e um exemplo.

Autor : Casa Espiritualitat Sant Felip Neri FVH

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Sem direitos civis não pode haver saúde - Novembro 2023

Entrevista em duas partes com Eduard Casas, educador social há 30 anos e presidente do Grupo Associado de Serviços de Saúde (GASS). Eduard é amigo de longa data e colaborador de Takiwasi e há 20 anos se interessa por medicamentos tradicionais aplicados aos vícios. Atualmente acompanha pessoas com dependências e seus familiares na Catalunha. Neste documento áudio (1h) insiste na dessacralização da sociedade ocidental e nas suas consequências tanto nos vícios como na perda de liberdades através das restrições impostas pela falácia do Covid. Nos últimos três anos, organizou diversas ações judiciais em defesa de direitos fundamentais, comprometidos em decorrência da gestão da Covid. Coloca a espiritualidade como primeiro fator de saúde e a necessidade de sair da mentalização ocidental para se reconectar com a natureza e o corpo, fora das miragens da Nova Era.

Autor : Casa Espiritualitat Sant Felip Neri FVH

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Cartografia do invisível – Entrevista com Jacques Mabit - April 2023

Entrevista com Jacques Mabit, fundador do Centro Takiwasi, pela Gazette de l'Abîme, um projeto que trata da exploração da consciência, em particular através da experiência psicodélica.
Parte 1 – Cartografia do invisível.
Parte 2 – Seres Espirituais.
Parte 3 – Conhecimento Moderno, Conhecimento Arcaico.
Parte 4 – Rumo à reconciliação espiritual?

Autor : La Gazette de l'Abîme

Audio : Francês

Legendas : Español

Compartilhar :


Takiwasi - 30 anos proporcionando cura - Setembro 2022

Por ocasião do 30º aniversário do Centro Takiwasi, propomos este documentário que oferece uma retrospectiva dessas três décadas de intenso trabalho clínico e pesquisa sobre as medicinas tradicionais amazônicas que permitiram que a instituição se tornasse uma referência nacional e internacional.

Autor : Thibault Luycx

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français

Compartilhar :


Vídeo homenagem à Dra. Rosa Giove - Março 2022

Vídeo de homenagem à memória da Dra. Rosa Giove, cofundadora do Centro Takiwasi. Sua atividade foi desenvolvida como médica clínica, psicoterapeuta, curandeira, pesquisadora, professora, consultora.

Autor : Martin Huamán

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Bem-vindo ao Centro Takiwasi - Aqueles que Queriam Curar - Janeiro 2022

O Centro Takiwasi combina psicoterapia ocidental e medicina tradicional amazônica. Este excerto, retirado do início do documentário “Aqueles que queriam curar”, mergulha-nos na comovente história de dois dos protagonistas, Dio e Fernando, que vieram ao centro para encontrar o caminho da cura.

Autor : Aurèlie Marques, Louis Bidou

Audio : Espanhol

Legendas : Français

Compartilhar :


Testemunho de um paciente do Centro Takiwasi - Setembro 2021

Luis é um jovem de 23 anos da cidade de Chazuta, na região amazônica de San Martin, Peru. Ele veio para Takiwasi para sair de seu vício em drogas, principalmente PBC e cocaína, e completou com sucesso um tratamento de 9 meses combinando o uso tradicional de plantas medicinais e psicoterapia moderna. Apesar de ter parentes com um legado curanderil que convidam a Ayahuasca, ele provou esta mistura sagrada pela primeira vez apenas quando entrou em Takiwasi. Essa experiência o ajudou a abrir os olhos para o seu problema e a facilitar certas mudanças dentro dele, começando por aprender a pedir perdão e permitindo que ele se aproximasse da espiritualidade novamente. Este é o seu testemunho.

Autor : Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano

Compartilhar :


Unha de gato - Promovendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana - August 2021

A cadeia de uso sustentável da Unha de Gato contribui para a conservação da floresta onde esta planta medicinal cresce e para evidenciar o imenso patrimônio representado pelo conhecimento da medicina tradicional amazônica que é colocada a serviço de toda a população peruana. A sabedoria ancestral das comunidades indígenas tem nos permitido conhecer e estudar as grandes propriedades curativas das plantas medicinais da floresta amazônica. Na região de San Martín no Peru, a comunidade nativa de Chirik Sacha, em conjunto com a Associação de Produtores de Plantas Medicinais “Ampik Sacha” e o Laboratotio Takiwasi, tem aproveitado a Unha de Gato, uma das plantas medicinais amazônicas mais conhecidas do mundo, por meio de um plano de manejo sustentável.

Autor : Lenin Quevedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français

Compartilhar :


Falando sobre espíritos das plantas e ikaros - Junho 2021

Conversando sobre espíritos das plantas e ikaros com Edgardo Tuanama, curandeiro assistente no Centro Takiwasi. Na Amazônia peruana, considera-se que um determinado grupo de plantas medicinais conhecidas como plantas-mestras tem o poder de ensinar e curar o indivíduo por meio de seu espírito, que é responsável também por transmitir ao curandeiro os ikaros ou canções sagradas que são utilizadas justamente para "chamar" o espírito da planta e receber sua ajuda. Contribuição para o evento "Diálogos: Mente das Plantas" organizado por The Mind of Plants.

Autor : Fabio Friso, Gary Saucedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français

Compartilhar :


Plantas amazônicas para ajudar o espírito - Maio 2021

No norte da América do Sul, os povos amazônicos veem a natureza como uma entidade superior ao que chamam de "Mãe Terra" e coletam plantas para a cura. A bacia amazônica se estende por nove países e sete milhões de quilômetros quadrados. Está localizado em mais da metade do território peruano e constitui uma grande farmacopéia a céu aberto de livre acesso para residentes e pesquisadores. Um documentário específico sobre Takiwasi faz parte da série "Amazônia, males e plantas". Escrito e dirigido por Emilie Grange.

Autor : Emilie Grange

Audio : Espanhol

Legendas : Français

Compartilhar :