Retiro/Dieta - Condições

O retiro é um trabalho profundo e e tem um bom resultado somente se as pessoas aceitarem o compromisso de seguir algumas regras simples. O desrespeito dessas regras pode anular o efeito das plantas, mas também resultar em interferências energéticas (“cruzadera”) com consequências sérias a nível físico, mental e espiritual. Por isso, é necessária responsabilidade.

Em torno do Retiro/Dieta

O retiro é precedido de uma sessão de purga antes de ir para a selva.

É iniciado com uma sessão de ayahuasca. Não há sessões de ayahuasca depois do retiro já que é necessário integrar o material surgido e a experiência demonstra que é inútil.

O retiro é seguido de um processo de pós-dieta que é tão importante como o próprio retiro.. Pressupõe regras alimentares durante um mínimo de 2 semanas e um mês de abstinência sexual após o final do retiro. É um tempo para assimilar e integrar a energia das plantas incorporadas durante o retiro. Ao aceitar o retiro, compromete-se a respeitar essas recomendações que são obrigatórias. O seu incumprimento pode levar a complicações energéticas com manifestações físicas, psíquicas ou espirituais.

Cada participante é seguido de maneira individualizada por um psicólogo ou psicoterapeuta da equipa de Takiwasi com entrevistas à chegada, durante o retiro e ao finalizar o seu processo.

Importante consideração para as mulheres

A carga energética das mulheres menstruadas não é compatível com as energias mobilizadas durante as sessões de ayahuasca, pelo que se estão menstruadas, não podem participar na sessão de ayahuasca que antecede o Retiro/Dieta. Pedimos que tenham isto em consideração no momento de escolher a data de forma a poder aproveitar plenamente a experiência em Takiwasi. Não se poderá fazer nenhuma exceção a este respeito. Contudo, o período menstrual não afeta a participação na ingestão de plantas purgativas e no processo do Retiro/Dieta.

O que pode e o que não pode ser levado

Para o Retiro/Dieta não é possível levar nenhum produto de beleza nem de limpeza (sabonete, perfume, pasta de dentes, champô, acondicionador, repelente, óleos essenciais, etc.) já que o menor odor pode afetar seriamente o trabalho energético. Isto inclui qualquer produto que possa ter odor como óleos, tintas de esmalte, velas, incensos, etc. Apenas terá disponível água e um sabonete especial elaborado pelo laboratório de Takiwasi. Também não poderá levar equipamentos de música, rádio, telemóvel, relógio, dinheiro nem documentos pessoais.

Regras a obedecer durante o retiro

  • Evitar as mudanças de temperatura (exposição ao sol ou ao frio da chuva).
  • Nenhum contacto com os outros participantes, apenas com os cuidadores do retiro e os psicólogos que os visitam.
  • Permanecer no seu tambo ou por perto, sem sair a caminhar pela selva ou pelo rio (é muito fácil perder-se).
  • Não tocar em nenhum animal selvagem ou tentar espantá-los.
  • Tomar banho no rio de maneira breve (submergir 3-4 vezes na água) ou tomar um duche com um jarro de água, evitando apanhar frio.
  • Manter um ritmo sereno e tranquilo, evitando atividades intensas (como meditação longa, exercícios físicos, oração compulsiva).

Depois do retiro (Pós-Dieta)

  • Durante as duas semanas seguintes ao final da dieta, não poderá ingerir nenhum alimento nem bebida doce ou açucarada, incluindo os produtos naturais (frutas, mel, etc.). Isto não inclui os carboidratos ou açúcares lentos (pão sem açúcar, farinhas, macarrão, mandioca, etc.). Será entregue um documento com os produtos proibidos, os tolerados mas não recomendados, e os recomendados.
  • Evitar alimentos e bebidas geladas.
  • Durante os 15 dias após o final da dieta não consumir álcool nem drogas, não comer carne de porco e seus derivados, nem picantes (especialmente malaguetas (“ají”)).
  • Durante 1 mês após o final da dieta não praticar relações sexuais nem masturbação.
  • Estes prazos são mínimos, mas se desejar prolongar o prazo é possível segundo a sua conveniência, o trabalho com as plantas continuará no seu corpo.
  • É recomendado não realizar nenhuma intervenção terapêutica (salvo de emergência) durante o pós-dieta, nem massagens, tratamentos dentários nem intervenções do tipo energético.
  • É recomendado não realizar nenhuma toma de plantas psicoativas durante os 3 meses que se seguem ao retiro, incluindo tomas de ayahuasca.
  • O nosso trabalho principal está orientado para a reabilitação de pacientes dependentes em residência, pelo que não é possível permanecer mais tempo em Takiwasi antes ou depois do retiro.

Um espaço em contacto com a natureza e consigo mesmo

Formulário de contato

×